Vídeos
Apresentação História Por Música
Primeiro vídeo, produzido por Carlos Eduardo Lima e Bruna Predes, apresentando a linguagem visual dos videoposts, que serão disponibilizados duas vezes por semana.
Videopost 1 - Bob Marley - "Buffalo Soldier"
Aqui está o primeiro videopost do Curso História Por Música, trazendo Bob Marley e sua canção "Buffalo Soldier". A letra fala da saga dos soldados negros do Exército Americano na segunda metade do século 19, logo após a Guerra de Secessão. Se gostarem, compartilhem, espalhem por aí.
Videopost 2 - Lenine - “Quede Água”
O segundo videopost do Curso História Por Música traz "Quede Água", canção de Lenine e Carlos Rennó, do disco "Carbono", lançado neste ano. O tema aqui é a crise hídrica como consequência do abuso sofrido pelo planeta em face do modo de produção atual. Podemos dizer que a canção é um pequeno documento histórico do nosso tempo, com precisão ao relatar em belos versos o caos ecológico vigente na nossa sociedade.
Videopost 3 - The Clash - "Rock The Casbah"
Em seu terceiro videopost, História Por Música traz "Rock The Casbah", sucesso de 1982, do grupo inglês The Clash. Famoso por suas canções de cunho político e social, o quarteto liderado pelo guitarrista e vocalista Joe Strummer viu uma de suas canções mais conhecidas e populares perder seu significado original e transformar-se numa trilha sonora para as tropas americanas nas duas guerras do Golfo. Originalmente, "Rock The Casbah" é uma crítica bem humorada ao Irã dos tempos do Aiatolá Khomeini.
Videopost 4 - U2 - "Sunday Bloody Sunday"
"Sunday Bloody Sunday" foi lançada em 1983, no terceiro álbum do U2, "War". A letra fala sobre as divergências religiosas entre as Irlandas e como ocorreu o episódio chamado de "Domingo Sangrento". A canção fez enorme sucesso na época, tornando-se uma das mais populares da carreira do grupo.
Videopost 5 - Chico Buarque - "Pelas Tabelas"
Chico Buarque lançou um disco homônimo em 1984, que passou batido em sua longa carreira. Apesar deste álbum trazer a bela "Vai Passar", não se insere, segundo muitos críticos, entre o melhor de sua produção, opinião esta que precisa de reavaliação. Dentre as canções do álbum, belamente produzido e gravado, há maravilhas como "Brejo da Cruz", "Samba do Grande Amor" e "Pelas Tabelas", belo exemplo da maestria de Chico naquele momento. A canção mostra a situação do país durante o período das "Diretas Já" a partir do ponto de vista de alguém que está nas ruas na noite do "panelaço" original, quando as eleições diretas para presidente não são aprovadas pelo Congresso.
Depoimento - Ana Paula Chagas - Aluna da Primeira Turma História Por Música
Tá interessado em fazer o curso História Por Música (próxima turma começando em 06/01/16) ou o curso de verão História Do Rock (início em 07/01/16)? Se liga no que os alunos da primeira turma acharam das aulas. Aqui está o depoimento de Ana Paula Chagas.
Videopost 6 - Gilberto Gil - "Aquele Abraço"
O AI-5, cujo 47º aniversário foi em 13/12/15, materializou o que de pior a ditadura civil-militar fez pelo Brasil. Extinguiu direitos individuais e coletivos, cassou políticos, institucionalizou a repressão e fechou o Congresso. Gilberto Gil foi vítima direta do Ato, "Aquele Abraço", gravada por Gil enquanto de partida para o exílio em Londres, é uma bravata contra os militares e a classe média brasileira, fiadora do golpe de 1964. Não é uma canção alegre, é uma música de protesto contra aquela sociedade conivente com seus próprios direitos cooptados.
Videopost 7 - Paralamas do Sucesso - "Navegar Impreciso"
Em 1994 Os Paralamas do Sucesso lançaram "Severino", um trabalho único em sua carreira. Com letras questionadoras, arranjos inusitados, algum viés antropológico, o álbum reuniu músicos de várias procedências, do produtor Phil Manzanera - em turnê pelo Brasil com David Gilmour - Tom Zé, Linton Kwesi Johnson, entre outros. Dentre as canções do disco, "Navegar Impreciso" surge como um inusitado inventário de amor entre Brasil e Portugal daquela época, usando vários traços culturais em comum, sob o risco da nova ordem da União Europeia. Coisa muito fina.
Videopost 8 - Band-Aid - "Do They Know It's Christmas"
Gravada em 1984, "Do They Know It's Christmas?" fez grande sucesso nas paradas mundiais e surgiu a partir da ideia do cantor e compositor Bob Geldof. Impressionado com as notícias sobre a fome no norte da África, especialmente na Etiópia, Geldof arregimentou artistas britânicos visando arrecadar fundos para ajudar aquelas pessoas, a maioria, crianças. O resultado foi esta canção, que abriu caminho para várias iniciativas nobres no período, recuperando o Rock como meio de mobilização social, algo deixado de lado a partir da década de 1980.
Depoimento - História Por Música - Ignácio Guilhon
Tá interessado em fazer o curso História Por Música (próxima turma começando em 06/01/16) ou o curso de verão História Do Rock (início em 07/01/16)? Se liga no que os alunos da primeira turma acharam das aulas. Aqui está o depoimento de Ignácio Guilhon.
Videopost 10 - Raul Seixas - Aluga-se
Agora falamos sobre Raul Seixas e sua crítica feroz ao chamado "Milagre Econômico", com a cáustica "Aluga-se", lançada em 1980.
Videopost 11 - U2 - New Year's Day
Uma das canções mais lembradas em tempos de ano novo é a inevitável "New Year's Day", da banda irlandesa U2. Pouca gente sabe que ela é uma homenagem do grupo ao sindicalista polonês Lech Walesa e seu Sindicato Solidariedade, cujas atividades iniciaram-se em 1980, na cidade de Gdansk. Pra celebrar a passagem de 2015 pra 2016, aqui está um videopost sobre essa história.
Depoimento dos Alunos - História Por Música em São Paulo - maio 2016
Depoimento de alguns alunos que frequentaram o Curso História Por Música promovido em parceria com o Coletivo Educação em São Paulo, em maio de 2016.